Formada em Enfermagem e Obstetrícia, Ana Paula Lima sempre teve na profissão um elemento de forte conexão com as pessoas. Foi no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, e depois como servidora pública concursada da Prefeitura de Blumenau, que Ana Paula conheceu as dificuldades e a capacidade de superação dos catarinenses. Lições que depois, de maneira permanente, pautariam a sua atuação parlamentar em defesa da enfermagem e de políticas de proteção ao SUS e à saúde de todos os catarinenses.

Casada com Décio Lima, ex-deputado federal e prefeito reeleito de Blumenau, Ana Paula construiu sua trajetória política a partir da filiação ao Partido dos Trabalhadores, em 1987, tendo o pioneirismo como marca de sua carreira. Foi a primeira deputada estadual mulher eleita por Blumenau, em 2002. Na legislatura seguinte, reeleita, foi a primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa de Santa Catarina por diversas ocasiões. Em 2012, no terceiro mandato, foi líder da bancada do PT.

Tais conquistas a tornaram uma das mais respeitadas lideranças de Santa Catarina. No exercício dos quatro mandatos esteve à frente do movimento que originou a Bancada Feminina na Assembleia Legislativa, a qual coordenou em duas oportunidades. É autora da lei que institui o Observatório da Violência contra a Mulher em Santa Catarina e tem empreendido diversas outras lutas pelos direitos das mulheres, pelo fim da discriminação e pela humanização do parto.

Defensora da moralidade pública e da maior transparência dos atos legislativos, Ana Paula também foi autora da proposta de redução do período de recesso aos deputados de 90 para 30 dias e pela extinção do pagamento das sessões extraordinárias durante as férias. Foi favorável ao fim do pagamento de 14º e 15º salários aos deputados e ao fim do voto secreto entre os deputados.

Como deputada foi também presidente da Comissão de Saúde, da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia. Além disso, sempre atuou na defesa da democracia brasileira, dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores.

Em 2022 foi eleita Deputada Federal com 148.781 votos!

ANA PAULA DE SOUZA LIMA | DEPUTADA FEDERAL PT/SC